top of page
Search

VOCAÇÃO SACERDOTAL DA PATERNIDADE


Quando pensamos em paternidade e sacerdócio, nos encontramos em Abraão, porque em o termo sacerdócio aparece pela primeira vez na bíblia e Abraão é o homem chamado para ser Pai, progenitor de uma família, povo e nação sacerdotal. Gênesis 14:18. A palavra hebraica é “Kohen” e tem como um dos seus significados o ser “ministro governante”. Sacerdotes são ministros de Deus (Isaias 61:6). Constituído nas coisas concernentes a Deus (Hebreus 5:1). Abraão foi chamado para ser pai não apenas no seu sentido biológico, mas Líder abençoador, um ministro governante da terra e referência geracional. A partir da história de Abrão aprendemos que quando Deus chama um homem para ser um pai sacerdotal, sua Mentalidade de é transformada.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SUA MENTALIDADE É TRANSFORADA.

Gênesis 11:4 “Venham, vamos construir uma cidade e uma torre cujo topo chegue até os céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra".


Mentalidade é o que pensamos coletivamente, por isso, a mentalidade de Babel era massifica, uniformiza, centraliza, com objetivo de fazer de uma planície sua terra, e ao invés de encher a terra, perpetuarem sua descendência em torno do monumento à grandeza do homem tornando seu nome célebre. Como bem sabemos, o resultado de mais essa iniciativa autônoma do homem resulta em confusão. Contudo, isso pode ser uma questão de perspectiva, uma vez que, aquilo que para essa sociedade é confusão, para Deus é apenas o resgate do seu mandato cultural original entregue ao homem desde o princípio, de ser fértil, multiplicar, encher a terra, sujeitar todas as coisas a Deus e dominar sobre elas, como ministro governante. Por isso, a transformação de mentalidade acontece!


Gênesis 11:9 “Por isso a cidade foi chamada de Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela.

Aquilo que o líder de uma sociedade busca conquistar por meio da manipulação e controle, Abraão, recebe como herança pelo simples fato de ouvir o chamado de Deus. Ao deixar sua terra e herança natural, uma nova terra é prometida por Deus, ao deixar a cultura da sua parentela, uma nova descendência abençoada é prometida e por meio dela toda as famílias da terra seriam abençoadas, e ao deixar o legado da casa do seu pai, um novo nome lhe é dado pelo próprio Deus. Ninguém precisa ser muito inteligente para entender que o resultado da orientação divina é benção e não confusão.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SEUS DECISÕES SÃO DIVINAMENTE ORIENTADAS. Gênesis 11:32. Terá tomou sua família e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã. Foram até Harã onde ficaram. Havendo terá vivido duzentos e cinco anos ao todo, morreu em Harã.


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 2º. Suas Decisões são divinamente orientadas (Gênesis 11:32). Terá era um sábio de Ur dos Caldeus, que segundo dizem, fabricava de ídolos, e tinha como objetivo levar sua família para Canaã. Ao contrário do seu Pai, Abraão não sabia a princípio para onde estava indo, porém, ao contrário do seu Pai, chegou ao lugar prometido. Abraão não tem todas as respostas com relação ao futuro, mas sempre sabe qual é o primeiro passo a ser dado (Gênesis 12:1). A grande lição é que Abraão quando orientado pela palavra de Deus rompe com os ciclos de fracassos dos seus Pai e inaugura um novo legado de benção para as próximas gerações. Ao invés de gastar tem/vida e energia questionando sobre o que não sabemos, basta começar a coloca em prática o que já sabemos, esse é o segredo para alguém ser bem sucedido em Deus. Abraão ouviu “Sai” para a terra que te mostrarei, Abraão “Partiu” sem saber qual era a terra, então, Deus mostrou a terra a Abraão, simples assim. Somos encontramos pelo desconhecido a medida que andamos sob o que já conhecemos.


Gênesis 12:1. “Saia da sua terra, da sua parentela e da casa do seu pai e vá para a terra que lhe mostrarei.

Gênesis 12:4. “Partiu, pois, Abraão, como o Senhor lhe havia ordenado.

Gênesis 12:7. “O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: Darei esta terra à sua descendência.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SEU MINISTERIO COMEÇA NO ALTAR DA DEVOÇÃO

Gênesis 12:8. “Em Betel edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 3º. Seu ministério começa no altar da devoção (Gênesis 12:8). O que fazer diante de um novo tempo de Deus para nossas vidas? O que fazer quando não sabemos o que fazer? Antes de tudo, Abraão levantou um altar, ele dedicou tudo totalmente a Deus, antes de tudo, ele invocou o seu nome, chamou pelo Senhor. Assim como nos dias de Noé, Abraão não fez planos, não fez contatos, antes de pensar como seria agora a vida em um novo tempo e realidade, dedicam tudo a Deus, para que Deus esteja presente em tudo.


Em um mundo que exige que você tenha planos e faça tudo e mais um pouco para garantir o seu futuro, seu serviço/ministério deve começar no altar da devoção, antes de tudo voltar coração e mente a Deus em oração (2 Timóteo 2:1), antes de tudo buscar em primeiro lugar o Reino de Deus para que todas as coisas sejam acrescentadas. Trata-se da consciência Sacerdotal de que somos mordomos administradores e não donos. Por isso, quando apresentamos tudo diante de Deus, Deus nos abençoa em tudo. Quando abrimos mão do direito de posse que não temos, recebemos o direito de herança que nos é dado por Deus Pai através de Jesus.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SUA CONFIANÇA EM DEUS SERÁ COLOCADA A PROVA.

Gênesis 12:10 “Havia fome na terra. Assim, Abrão foi para o Egito, para ali ficar, porque era grande a fome na terra".


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 4º. Sua Confiança em Deus será colocada a prova. Sabemos que na vida passamos por provações, mas o que muitas vezes não percebemos é que seremos provados justamente naquilo que já declaramos ter deixado, ou já afirmamos crer, ou nas escolhas que já decidimos tomar, ou na direção que já pretendemos seguir. Abraão não foi provado em algo novo, mas sim naquilo que Deus já havia falado, naquilo que ele já deveria ter deixado. Ele já havia deixado a segurança da sua terra, contudo ao ver necessidade na terra prometida por Deus, procura por segurança nas terras prosperas do Egito. Ele já havia deixado a cultura da sua parentela, contudo, ao chegar no Egito, temendo por sua própria vida, mente sobre Sara ser sua esposa. Ela já havia deixado a casa do seu Pai, contudo ao trazer ló, ele preserva o remanescente legado da mentalidade do seu Pai e isso lhe causa problemas.


Abraão quando colocado à prova, se vê reprovado naquilo que já deveria estar aprovado. A grande lição é: O que fazer quando somos reprovados naquilo que já deveríamos estar aprovados? Abraão voltou ao lugar onde levantou um altar a Deus pela primeira vez. Voltou-se a Deus (Gênesis 13:3). Porque arrepender-se é voltar!


Gênesis 13:3 “Fez suas jornadas do Neguebe até Betel, até o lugar onde primeiro tinha armado a sua tenda, entre Betel e Ai, até o lugar do altar, que anteriormente tinha feito. E ali Abrão invocou o nome do Senhor.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SUA FIDELIDADE A DEUS SERÁ RECOMPENSADA.

Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 5º. Sua Fidelidade será recompensada. Abraão, pela fé na palavra de Deus, deixou a casa do seu Pai, até mesmo, porque o rompimento com a mentalidade da casa do seu Pai seria inevitável. Por isso, a presença de Ló trouxe problemas. Mas Abraão, sendo fiel a promessa de Deus e libera Ló para escolher o que lhe parece ser a melhor direção. Nesse momento fica clara a diferença entre a casa do Pai de Abraão e a nova casa que está sendo edificada a partir de Abraão, porque Ló é orientado por vista, pelo que lhe parece melhor aos olhos naturais, enquanto, Abraão é orientado pela palavra de Deus, pelas promessas divinas e não expectativas pessoais.


Uma casa anda por vista e outra anda por fé. Uma casa acabou em ruínas e outra casa se tornou uma nação consagrada a Deus na terra. Lembre-se que sua fidelidade será recompensada, por isso, evite entrar em jugo desigual nas relações de trabalho, libere Ló, deixe ele ir para onde quiser, não tema perder, porque sua fidelidade á palavra de Deus será recompensada.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SUA VISÃO É AMPLADA.

Gênesis 13:14. “Senhor disse a Abraão, depois que Ló se separou dele: Erga os olhos e olhe de você está para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste; porque toda esta terra que você está vendo, eu a darei a você e à sua descendência, para sempre. Farei a sua descendência como o pó da terra, de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então será possível também contar os seus descendentes. Levante-se e percorra a terra no seu cumprimento e na sua largura, porque eu a darei a você. E Abrão, mudando as suas tendas, foi morar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom. E ali edificou um altar ao Senhor".


Gênesis 15:5. “Olhe para o seu e conte as estrelas, se puder conta-las. E lhe disse: Assim será a sua posteridade. Abrão creu no Senhor e isso lhe foi atribuído para justiça”.


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 6º. Sua Visão é Ampliada (Gênesis 13:14). Logo após o desconforto da partida de Ló, Deus imediatamente confirma sua promessa a Abraão. E vale observar que a benção de Deus é ordenada a partir do lugar em que Abraão está e não a partir do lugar que Abraão ambiciona chegar. A partir de onde estava se estenderia para o Norte, Sul, Leste e Oeste. Guarde isso! Deus vai te abençoar a partir do lugar em que está, porque o justo é aquele que está bem posicionado no seu lugar. Abraão se estenderia no seu território e na sua descendência e isso teria um alcança muito maior do que tudo que poderia imaginar, muito além de tudo que poderia realizar.


Por isso, Deus amplia a visão de Abraão, comparando sua descendência com pó da terra e estrelas do céu, porque deveria viver de acordo com a grandeza da promessa divina e não mais limitado pela sua idade, saúde, conhecimento ou qualquer outra limitação natural. Deus está chamando Abraão para se comprometer com a sua vida local, assumir responsabilidade pelo legado geracional e avançar crendo na visão global de Deus. A grande lição é que homens de grandes promessas não podem viver vidas pequenas. Porque o homem chamado para ser Pai sacerdotal, não é apenas pai biológico, mas se torna uma referência norteadora para as próximas gerações. Uma referência para as famílias da terra.


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL ELE DEVE GOVERNAR A PARTIR DA SUA CASA.

Gênesis 16:2 “Então Sarai disse a Abrão: Eis que o Senhor me impediu de dar à luz filhos. Tome, pois, a minha serva, talvez assim eu possa ter filhos por meio dela. E Abrão concordou com o plano de Sarai".


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 7º. Ele deve governar a partir da sua casa (Gênesis 16:2). Sara chega a uma conclusão a partir do seu sentimento de incapacidade e propõe uma solução prática para que Abraão tenha um descendente. O que é real? O que vemos a partir da luz da palavra de Deus que traz a existência o que ainda não existe, ou o que projetamos a partir dos nossos sentimentos, medos e inseguranças? Sara vê a partir da sua dor, isso para ela lhe parece a realidade. (Gênesis 16:5-6), e quando não vemos a realidade de Deus criamos meios humanos para alcançar objetivos divinos, porém, os nossos meios não são os meios de Deus, e a prova disso é que nossos meios resultam em confusão e conflito, nossos meios não glorificam a Deus. Isso não parece muito inteligente, uma vez que gastamos mais energia, tempo, vida e recursos resolvendo problemas do que fazendo o que realmente deveríamos ter feito, confiando na palavra de Deus.


A questão é que um Pai sacerdotal é um ministro governante. Em casa todos são ministros, todos são sacerdotes, mas o Pai, desde o jardim do Éden, é aquele a quem Deus confia a palavra, o homem tem a visão do todo, sabe o que deve ser feito, e encontra na mulher auxiliadora, a competência executiva, porque ela sempre sabe como fazer. Porém, tanto em Eva quanto em Sara, “ações práticas” sem governo e direção resultam em queda. Quando a mulher age isoladamente por omissão ou falta de governo e direção do homem, o resultado é queda. Novo Testamento instrui que todo homem chamado para liderar e servir deve governar. Todos os homens devem liderar de forma servidora, funcional e não posicional, e assim desenvolver a capacidade de governar bem a sua casa, para honrar e dignificar a mulher e não subjugá-la, para criar filhos instruindo-os sob a disciplina que nada mais é do que a prático do discípulo de Jesus (1 Timóteo 3:2 e 10).


1 Timóteo 3:2. Todo líder deve ser irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?”


1 Timóteo 3:10. Aqueles que servem ou desempenham algum tipo de trabalho designado a ele pela comunidade também deve ser marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa.


Provérbios 12:4 afirma que a mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos. Toda virtuosidade de uma mulher é reflexo da capacidade que o homem tem de governar. Todo homem capaz de governar tem ao seu lado uma mulher capaz de administrar os processos. A mulher virtuosa é coroa do seu marido, porque coroa nas escrituras representa vida, recompensa e governo.


Salmo 32 diz: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia”.


Efésios 5:22 diz: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”.


Porque a mulher virtuosa é a coroa do seu marido, é a evidencia de que há governo e direção de Deus em sua casa, enquanto a mulher que envergonha é a evidencia da podridão dos ossos, que pode ser reflexo de degradação e decomposição moral que resulta em falta de unção e Espírito (Provérbios 12:4. Salmo 32). O homem capaz de governar com propósitos tem ao seu lado uma mulher capaz de administrar os processos. Uma mulher que desempenha ao máximo suas capacidades é reflexo de um homem que se dedica ao máximo para ordenar sua própria casa.


Segundo Paulo Jesus amou ao ponto de se entregar por uma noiva santa e perfeita, portanto a mulher perfeita é reflexo do nível de amor e entrega por ela (Efésios 5:22). Segundo o sábio, existe um tesouro muito mais valioso que joias preciosas, que é a “Mulher virtuosa”, muitos homens estão próximos desse tesouro, mas não conseguem encontrar (Provérbios 31:10). Contudo, preste atenção que por trás da mulher virtuosa existe um marido que confia nela de coração, e a medida que essa mulher se levanta com honra seu marido é respeitado entre os juízes e líderes da terra (Provérbios 31:23).


QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL SUA IDENTIDADE É RESGATADA.

Gênesis 17:4 “Quanto a mim, esta é a minha aliança com você: você será pai de muitas nações. O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. Farei com que você seja extraordinariamente fecundo. De você farei surgir nações, e reis procederão de você”.


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 8º. Sua Identidade é Resgatada (Gênesis 17:4). Abrão, o Pai exaltado, natural da mentalidade da sociedade liderada por Ninrode, protagonista de uma cultura centrada no sucesso e conquista pessoal, é renomeado, e torna-se Pai de Abençoador de Nações. Deus mudou o nome de Abrão (Pai exaltado) para Abraão (Pai de uma multidão ou nações), dizendo: “Por Pai de numerosas nações te constituí” (Gênesis 17:5). Observe que em contraste com o povo de Babel, que queria tornar famoso o seu próprio nome (Gênesis 11:4), Deus garantiu a Abraão que engrandeceria o seu nome.


Isso significa que o caminho do significado mais elevado da vida não está em obter segurança e prestígio, porque, assim como para Abraão, para nós o significado está em ser uma benção, o sentido da vida está além de nós mesmos. Outro fator importante é que o resgate da identidade não tem a ver apenas com autoconhecimento, ou afirmação pessoal, porque tem a ver com a Missão, confirmação do propósito de Deus em abençoar as próximas gerações. Portanto, o resgate da identidade é o resgate da missão abençoadora.

A evidência disso é que quando Abraão é renomeado sua esposa é abençoada (Gênesis 17:15). Além disso, todas as famílias das nações seriam abençoadas a partir do compromisso de Abraão em ordenar seus filhos e sua casa (Gênesis 18:17). A partir da nossa casa, outras gerações de famílias, cidades e nações serão abençoadas. Por isso, a nossa missão global acontece a partir do nosso compromisso local.


CONCLUSÃO: QUANDO DEUS CHAMA UM HOMEM PARA SER UM PAI SACERDOTAL O CONSELHO DOS JUSTOS SE ESTABELECE E A CIDADE É ABENÇOADA

Gênesis 18:32. “O Senhor respondeu: Não a destruirei por amor aos dez. Quando acabou de falar com Abraão, o Senhor se retirou, e Abraão voltou para onde estava antes”.


Quando Deus chama um homem para ser Pai sacerdotal: 9º. O conselho dos Justos se estabelece e a cidade é abençoada (Gênesis 18:32). Quando Abraão sabe que a cidade de Sodoma e Gomorra está prestes a ser destruída, ele intercede pelos justos da cidade. Preste atenção. Abraão intercede não pela cidade, mas pelos justos da cidade, porque se nela houvessem pelo menos dez justos, por amor aos dez justos toda a cidade seria poupada.

Isso significa que quando Deus levanta homens sacerdotais, o conselho dos justos se estabelece e o destino de uma cidade pode ser mudado. Lembre-se que o marido da mulher virtuosa se assentava a porta da cidade com os governantes da terra (Provérbios 31:23). Boaz se assenta com o conselho dos justos, os governantes que ase assentam a porta da cidade para oficializar o resgate de Rute (Rute 4:1-2).


Somos homens chamados por Deus para serem ministros sacerdotais governantes da terra, e assim como existe o original e a réplica, assim como existe o amor sacrificial original de Jesus, e o amor genérico concupiscente criado pelo homem sem Deus, assim como existe a paz que excede entendimento de Jesus, e a paz circunstancial genérica criada pelo homem sem Deus, existe também a ordem sacerdotal oficial que tem Cristo como seu sumo sacerdote e uma ordem sacerdotal genérica de origem incerta, seja na mesopotâmia com a torre de Babel, no Egito com as pirâmides ou Salomão com o Templo, de forma mística filosófica se reúnem em templos tendo em comum uma divindade genérica tem como objetivo perpetuar descendência (Família) a partir a partir do trabalho, arquitetura sociocultural e governo das cidades.


A grande lição é que a existência do falso é a prova do verdadeiro e a hora dele se levantar é agora. Oramos por um avivamento de hombridade. Deus chamou homens para segui-lo e os enviou em uma grande comissão sacerdotal confiando-lhes a missão de abençoar cidades e nações, de casa até os confins da terra.


Mateus 28:18-20. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.


Fraternalmente Anderson Bomfim...

www.plataformalegado.com.br

 
 
 

Comments


bottom of page